Sobre a cidade

SÃO PAULO


Um pouco sobre São Paulo

 

Um Estado composto por migrantes e imigrantes;  Uma rica diversidade natural e cultural; A maior potência econômica do país; Um mundo dentro do Brasil. São Paulo é considerado o centro econômico e financeiro do Brasil, assim como o maior estado do país, com cerca de 43 milhões de habitantes, de mais de 70 nacionalidades, distribuídos por 645 municípios, em 1.520 km².

 

São Paulo reúne multinacionalidades, crenças, ideias, requinte, agitação e muitas atrações culturais que agradam a todos os visitantes e paulistanos. A cidade oferece mais de 110 museus, 97 centros culturais, 80 parques e áreas verdes, 181 teatros, 287 salas de cinema, 7 estádios de futebol, 12,5 mil restaurantes, 15 mil bares e casas noturnas, 410 hotéis, 30 hostels, 80 shopping centers, 240 mil lojas, e 59 ruas de comércio especializado.

 

A cidade paulista sabe harmonizar perfeitamente o histórico com a modernidade, o trabalho com o lazer. São Paulo é experimentar infinitas possibilidades, é conhecer pessoas do mundo inteiro, é ser criativo, é ser inovador: São Paulo é ser Brasil.

 

O que conhecer?

 

Cultura, história, arquitetura, atividade física, bohemia e diversão: com uma caminhada você encontra tudo isso e muito mais em São Paulo.

 

Visite a Estação Júlio Prestes, um importante ponto de recepção e distribuição do café, que impulsionou o desenvolvimento de São Paulo a partir do fim do século 19. A influência religiosa e dos portugueses desde a Colônia, pode ser encontrada na capital paulista, como em igrejas, mosteiros, que então, podem ser vistos nos movimentados Largo São Bento e Praça da Sé.

 

No Palácio dos Bandeirantes, você encontra tudo sobre a formação do Estado e história dos Governadores, além de ter acesso a obras clássicas. Por outro lado, em um passeio na Avenida Paulista você pode ver toda a pluralidade que é São Paulo, e no bairro da Liberdade você faz um passeio no Japão, só que no Brasil.

 

Visite o Pátio do Colégio, o local onde foi fundada a cidade de São Paulo, e também o Museu de Arte Sacra, que é um dos mais importantes acervos católicos do país. Mais de mil peças barrocas, santos diversos e oratórios.

 

Ainda no ambito cultural, a Pinacoteca do Estado é um símbolo da cidade, além de ser um dos principais museus do país. Cerca de cinco mil obras, entre pinturas, peças em bronze, desenhos, tapeçarias e muito mais.

 

O Monumento às Bandeiras, localizado no Parque do Ibirapuera, é um marco para a cidade: a obra que possui 12 metros de altura, representa os bandeirantes que desbravaram o país, expandindo as fronteiras do estado.  E já que falamos do famoso “Ibira”,  ele é um dos primeiros grandes parques urbanos do Brasil e famoso por hospedar inúmeros espaços culturais entre suas áreas verdes. Com entrada gratuita desde 1954, o parque abre diariamente entre 5h da manhã até a meia noite. Perfeito para um passeio ou corridinha, este ponto não pode deixar de ser visitado.

 

Para quem curte a bohemia, a vida noturna de São Paulo reflete sua diversidade cultural: danceterias, casas de espetáculo, exposições, mostras de cinema internacionais, além de restaurantes reconhecidos pela sua excelência. A Vila Madalena, por exemplo, é uma ótima opção, onde você encontra diversos bares, botecos e restaurantes, assim como, galerias de arte, ateliês e lojas de grife.

 

Caso você tenha um tempo maior em sua agenda, São Paulo lhe reserva belas praias: Guarujá, Santos, Ubatuba e São Vicente são os locais ideias para esse passeio.

 

É essa a cidade que irá receber o Cilad 2018, e que também está esperando por você!